Como distinguir área bruta, útil e dependente

Quando procuramos comprar ou vender uma casa, a área é essencial para fazer uma correta avaliação do imóvel. Porém, nem sempre conhecemos bem a terminologia utilizada, por isso ajudamo-lo a perceber a diferença entre  área bruta, área útil e área dependente.

 

Área dependente ou área bruta dependente

 

A área dependente ou área bruta dependente corresponde às áreas cobertas fechadas para uso exclusivo do proprietário, ainda que estejam localizadas no exterior da fração, cuja utilização é acessória face ao uso da fração, como garagem ou lugar de garagem, varanda/terraço, arrecadação ou arrumos, sótãos ou caves, desde que não incluídas na área bruta privativa.

 

Área bruta privativa

 

área bruta privativa é a superfície total medida pelo perímetro exterior do edifício ou fração (incluindo as espessuras das paredes, internas e externas), varandas privativas fechadas ou marquises, caves e sótãos privativos.

É utilizada para calcular o valor patrimonial do imóvel, sobre o qual são calculados os montantes de tributação. Não inclui arrecadações e lugares de garagem (que integram a Área Bruta Dependente), nem zonas exteriores. Pode encontrar a Área Bruta Privativa na Caderneta Predial do imóvel.

 

ÁREA BRUTA = Área Bruta Privativa + Área Bruta Dependente

 

Área útil ou área privativa

 

área útil ou privativa é a soma das áreas das várias divisões da casa, medidas pelo perímetro interior do imóvel, incluindo corredores, halls, despensa, roupeiros embutidos, instalações sanitárias.

Assim, a área útil inclui tudo o que é compreendido pela Área Bruta Privativa, exceto as paredes, correspondendo ao número de m2 que tem, efetivamente, à sua disposição. Não inclui terraços, varandas abertas (mesmo que cobertas), garagens e arrecadações. Pode consultar a Área Útil do imóvel no Certificado Energético e na Planta de Interiores.

 

Área comum

 

área comum é o conjunto de espaços que todos os moradores podem frequentar. Inclui os espaços de circulação (como o hall do edifício, corredores de acesso, escadas, elevadores e áreas de circulação comum nas garagens) e espaços de lazer (sala de festas, piscina, campo de jogos, etc.). Deste modo, cada apartamento possui uma fração igual da área comum, independentemente da tipologia. Em caso de necessidade de obras de manutenção, cada fração paga de forma proporcional à sua área privativa.